Profa. Dra. Kone Cesário

Kone Prieto Furtunato Cesário é vice-diretora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, onde também é professora de Direito Comercial e de Propriedade Intelectual. Doutora e Mestre em Direito Comercial pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atua há 20 anos na área da Propriedade Intelectual e é autora de uma extensa produção acadêmica relacionada a essa área do direito. Foi pesquisadora visitante na Universidade de St. Gallen, na Suíça, uma das 10 principais universidades da Europa, na condição de Bolsista Capes. Na elaboração de sua tese, intitulada “As Novas Marcas Visuais à Luz dos Princípios do Direito Comercial”, teve como orientador o professor doutor Fábio Ulhoa Coelho.

A carreira de docente começou em 1999. Kone lecionou em diversas instituições, entre elas a PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Em 2011, ingressou na UFRJ, logo se tornando chefe do departamento Social e Econômico. É professora convidada em instituições como EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), EMARF (Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e ABAPI (Associação Brasileira da Propriedade Industrial). Ministrou aulas de pós-graduação na Universidade Mackenzie, de São Paulo, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais e no mestrado do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) na UFRJ.

Em sua trajetória acadêmica, Kone publicou diversos artigos e capítulos de livros. Além disso, realizou mais de 30 apresentações, conferências e palestras, em eventos ambientados no Brasil e no exterior, é autora de pesquisas que incluíram trabalhos desenvolvidos em favelas do Rio de Janeiro e recebeu prêmios e títulos em âmbito nacional e continental, entre eles honrarias dos consulados dos Estados Unidos e do México no Rio de Janeiro.

A essa sólida base acadêmica soma-se uma experiência de 15 anos de trabalho na iniciativa privada, período em que atuou em renomados escritórios de advocacia e foi responsável pelo Departamento de Propriedade Intelectual da Natura Cosméticos. A vivência no universo empresarial deu-lhe uma visão ampla e atualizada a sua atividade acadêmica, na qual o ritmo das transformações é cada vez mais acelerado.

Ver CV Lattes