Prof. Dr. Gustavo Cesário

Gustavo Cesário é doutor e pesquisador de pós-doutorado em Auditoria Governamental na FGV/EBAPE (Fundação Getúlio Vargas – Escola de Brasileira de Administração Pública e de Empresas). É também professor das disciplinas de Introdução ao Marketing, Marketing Estratégico, Gestão de Marcas, Gestão de Preços, Gestão e Desenvolvimento de Produtos, Propaganda, Promoção e Merchandising e Gestão de Serviços nos cursos de graduação e pós-graduação da UniCarioca.

Gustavo Cesário tem mais de 20 anos de experiência como executivo em grandes empresas multinacionais, desenvolvendo importantes projetos no Brasil, na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

Na Pirelli trabalhou em campanhas globais de comunicação, desenvolveu projetos de fortalecimento de marca na América Latina e foi responsável, na região, pelas estratégias de marketing e comunicação. Na Case New Holland, empresa do grupo Fiat, participou do lançamento de novas marcas e contribuiu para o crescimento da empresa no Brasil e na Argentina.

Sua sólida formação acadêmica iniciou em 1990 na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), onde graduou-se em Propaganda e Marketing. Entre 1995 e 1997 cursou o CEAG (Curso de Especialização em Administração de Empresas) na FGV/EAESP (Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo), o curso de especialização mais tradicional da área, com mais de 40 anos de existência. Na mesma instituição, Gustavo cursou o Mestrado em Administração de Empresas, entre 2000 e 2002, no qual apresentou a dissertação “Marcas. Da Construção à Avaliação de Brand Equity.”

Entre os anos de 2016 e 2020, Gustavo cursou o prestigiado Doutorado em Administração da FGV/EBAPE (Fundação Getúlio Vargas – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), no qual apresentou a tese “The Sousveillance of Politically Connected Entities and Individuals in the Public Sector: An Armchair Audit Approach of Related Party Transactions”, utilizando modernas técnicas de robotic process automation (RPAs), modelagem de tópicos e social network analysis (SNA). Durante seu doutorado, foi pesquisador visitante na Rutgers Business School (Universidade New Jersey) no Continuos Auditing & Reporting Lab.

Em 2014, realizou um curso de extensão em Comunicação Corporativa e Marketing na renomada Università Bocconi, em Milão, na Itália, sob a coordenação da Profa Maria Carmela Ostillio.

Suas pesquisas englobam marketing, branding, comportamento organizacional e comportamento do consumidor e conectam-se ao universo jurídico nas disputas envolvendo marcas, trade dress e publicidade.

Especialista em branding, Gustavo tem como objetivo, em suas pesquisas, agregar teorias sobre o comportamento do consumidor ao universo jurídico em seus trabalhos periciais e pareceres com o reforço de pesquisas de mercado que asseguram a validade estatística da opinião dos consumidores das marcas que analisa.

Ver CV Lattes